institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


1 Milhão de Rodas atrai cada vez mais voluntários

Meta é atingir 1.300 pessoas até o final de 2009 com as Rodas de leitura, dobrando o quadro do ano anterior

Formatura de novos voluntários: mais um ciclo que começa a girarChegando perto de seu aniversário de três anos, o Programa 1 Milhão de Rodas da Fundação Dixtal tem conquistado cada vez mais voluntários. São pessoas, de diversos pontos de São Paulo, que vem conhecer essa nova prática de relacionamentos colaborativos. Até agora o número de voluntários cresceu mais de 100% em comparação ao mesmo período de 2008.

O objetivo é atingir, até o final do ano, 130 Rodas girando pelo Jardim São Luis e arredores, na Zona Sul de São Paulo. Esse período mais intenso de trabalho é desafiador para a equipe da Fundação, já que a rotina é bastante alterada por essa meta. "Será um grande aprendizado para uma futura metodologia de multiplicação", disse Jenyffer Nascimento, coordenadora da área de Operação de Projetos.

É nesse clima de motivação que a meta se torna mais próxima a cada dia. São abertas novas frentes de parceria, novos locais de divulgação, novas estratégias de abordagem. Rodas demonstrativas em shoppings, parques, praças estão ajudando a mostrar, na prática, que para ser voluntário basta ter atitude. "Com a chegada de novos voluntários acontece uma expansão natural do Programa e muito mais Rodas começam a girar", afirma Jenyffer.
No entanto é preciso cautela. Planejar a expansão é o mais seguro para que o crescimento seja positivo. "Tem que haver controle, pois estamos lidando com novos relacionamentos, outras realidades", afirma Andrea Lujan, da área de Parcerias. Segundo ela, a equipe da Fundação está sempre atenta ao processo de crescimento do Programa, buscando um crescimento sustentável no médio e longo prazo.  Esse planejamento é cuidadoso, já que a meta é estimular a criação de Rodas no Brasil inteiro, ampliando a atuação geográfica da Fundação Dixtal.

É por meio dos grandes desafios que se revela a forte capacidade de evolução, superação e aprendizado contínuo. Na Fundação Dixtal não tem sido diferente: cada equipe tem criado uma forma de aperfeiçoar o uso do tempo e se adaptar a essa nova demanda. Um bom exemplo foi a logística da entrega de material nas escolas parceiras. Com a necessidade iminente de organizar e dar maior agilidade na distribuição de acervos para os parceiros, Douglas Mariano adaptou caixas de polipropileno para fazer esse transporte. Ganharam todos, Fundação, voluntários, parceiros e participantes com materiais melhor acondicionados, de fácil identificação e armazenagem.

Esse é um grande passo. Ainda é cedo, porém, para saber o impacto que essas 130 Rodas irão causar para todos os envolvidos com o Programa. Mas Jenyffer traz a posição da equipe na ponta da língua: "Se nós queremos fazer 1 Milhão de Rodas, então, temos que crescer".

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452