institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Perfil: Wilson Santana

Gente que colabora. Conheça um pouco o perfil de Wilson Santana que, como você, ajuda na expansão da qualidade de vida das pessoas.

Wilson Santana“Eu acredito que posso mudar o mundo”. A frase é de Wilson Santana, 32, voluntário mais antigo do Programa 1 Milhão de Rodas. A frase foi dita com voz embargada pela emoção de quem acredita em dias melhores e, mais que isso, age para que eles assim aconteçam.

São dois anos e meio de participação, colaboração e de determinação transformadora junto a Fundação. Hoje Wilson media uma Roda de alunos da 4° série da Escola Estadual Reverendo Jacques Orlando D’Avilla. A cada Roda uma nova surpresa regada de muitos desafios. “Eu aprendi nesse tempo que é possível mudar (o mundo)”.

Quando chegou à Fundação Dixtal, tinha pouca intimidade com o livro. “Como me disseram que não precisava ser leitor, eu vim”, conta ele sorrindo com a lembrança. Participou da primeira formação do Programa, junto a cinco funcionários, sendo ele o único voluntário.

Wilson carrega uma grande história em sua bagagem de vida. Ainda criança, aos 11 anos, abandonou a escola por falta de incentivo de qualquer ordem. Filho de mãe falecida, Wilson morava com o pai e trocou as horas de aula por brincadeiras e traquinagens.

Sentiu o peso dessa troca quando chegou à vida adulta. “Será que se tivesse uma Roda de leitura na época que me encantasse...”, questiona-se. Ele, porém, outra vez mostrando o tamanho da força que possui, entrou no EJA, a Educação Para Jovens e Adultos. Foi um grande passo, de muitos maiores que viriam no seu trajeto de vida, na construção de sua história. Hoje ele atua como analista de crédito e cursa Ciências Econômicas, na UNIP.

Emocionado ao relembrar sua trajetória, percebe o quanto as Rodas transformaram sua vida. “Se a minha proposta é modificar o mundo, com a ajuda de outras que também acreditam nisso, eu já modifiquei”, conta com um sorriso tão largo nos lábios que é impossível não se contagiar. Toda vez que sai de sua Roda leva consigo o desejo de retornar, muitas e muitas vezes.

“Eu acredito que posso mudar o mundo e o Programa 1 Milhão de Rodas é um dos caminhos”.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452