institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


projeto: Imagens que nascem dos livros

Trecho do filme Cartas da Mãe, de Fernando KinasO projeto Com a palavra: a imagem, iniciativa da Fundação Dixtal aberta a toda a comunidade, tem inicio no mês de outubro, sempre às terças-feiras. O objetivo é exibir obras audiovisuais que tenham a literatura como mote, reunir diretores e escritores em rodas descontraídas para trocar ideias sobre seus processos de criação e a relação entre escrita e imagem.

Serão quatro exibições no mês de outubro, três no espaço da Fundação Dixtal, e uma ao ar livre, na favela do Jardim Ibirapuera em parceria com o Cine Favela, coletivo recente que realiza exibições na região.

A mostra também divulgará a Bicicloteca do Sarau do Binho, que promove a troca e doação de livros para o acervo do projeto. A ação é aberta para toda a comunidade, parceiros, voluntários, amigos e participantes da Fundação Dixtal.

Confira a programação com as sinopses dos filmes que serão exibidos:

Dia 06 de outubro às 19 horas.
Exibição: Narradores de Javé.
Homo Erectus
Tá me ouvi-vendo?
Bate-papo com:
Marcelino Freire e Rogério Pixote.

Dia 20 de outubro às 19 horas.
Exibição:
Mutum
Bate-papo com:
Binho e Serginho Poeta

BICICLOTECA
Traga seu livro para doar ou trocar com a Bicicloteca, uma bicicleta que circula com livros num caixote, trocando e emprestando livros com as pessoas em suas casas ou espaços públicos, como pontos de ônibus.

Dia 27 de outubro às 19 horas.
Exibição:
Cartas da Mãe
Bate-papo com:
Fernando Kinas

Local:
Fundação Dixtal – Rua Geraldo Fraga, 624 – Jardim São Luís – zona sul de São Paulo.

Itinerância:

Dia 10 de outubro às 18h30.
Exibição ao ar livre:
O Menino Maluquinho
Local: Cine Favela
Travessa Ibirapuera, entre a Rua Macedônia Fernandes e a Rua Pinhal Velho - Jardim Ibirapuera.

Sinopses

NARRADORES DE JAVÉ
Direção: Eliane Caffé
Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação.

TÁ ME OUVI-VENDO?
Direção: Rogério Pixote
Realização: CineBecos
Vídeo com eixo no texto Trabalhadores do Brasil, de Marcelino Freire em diálogo com os filmes Terra em Transe e Di-Glauber, de Glauber Rocha.

HOMO ERECTUS
Direção: Rodrigo Burdman
Animação feita por Rodrigo Burdman num conto de Marcelino Freire. Locução de Paulo César Pereio. São Paulo, Brasil 2009.

CARTAS DA MÃE
Direção: Fernando Kinas
Cartas da mãe conta uma parte da história recente do Brasil através das cartas que o cartunista Henfil escreveu para sua mãe, Dona Maria. Estas cartas, breves crônicas sobre a situação brasileira nos tempos da ditadura militar, dialogam com imagens atuais do Brasil. Artistas, políticos e amigos de Henfil – entre eles o escritor Luis Fernando Veríssimo, os cartunistas Angeli e Laerte, o jornalista Zuenir Ventura e o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva – dão depoimentos inéditos sobre a vida de Henfil, que morreu em 1988. Animações de seus cartuns complementam este documentário que, ao relembrar a vida e a obra de Henfil, tenta refletir sobre o Brasil dos nossos dias.

MUTUM
Direção: Sandra Kogut
Mutum é um local isolado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo do adultos.
- Mutum é baseado na história de Miguilim, da novela "Campo Geral", de João Guimarães Rosa.

O MENINO MALUQUINHO
Direção: Helvécio Ratton
As travessuras de um garoto de classe média que, juntamente com seus amigos, participa de corridas de carrinho de rolimã e diversas outras brincadeiras. Maluquinho, um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho, que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452