institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Perfil: Eduardo Amaral

Eduardo AmaralOs ponteiros se aproximam das 11h10. Apesar de terem acabado de entrar, os alunos já se mostram ansiosos, como que esperando por algo. Afinal, hoje é terça, dia em que o “Dudu” leva um mundo diferente para aquele cenário de lousa, carteira e apagador.

Do outro lado da cidade, na região de Perdizes, Eduardo Amaral, 28, dá sinal ao ônibus por volta das 9h. Ele já sabe que o percurso é longo até encontrar as suas crianças. Mas isso nunca foi um problema. Prova disso é que há dois anos ele é voluntário da Fundação Dixtal, mediando Rodas de leitura no bairro do Jardim São Luis.

Às 11h, Dudu toca a campainha do grande portão branco, ao qual ele tão bem conhece. Enquanto sobe às escadas da Fundação Dixtal, pensa no trabalho que fará hoje na escola. Quando cruza a porta de alumínio encontra abraços carinhosos da equipe de amigos. O relacionamento é envolvido por uma gostosa troca, na qual ninguém sai sem dar ou receber algo.

Na Fundação, se unem a ele, mais dois voluntários, Leandro Alvino e Elisabete Augusto, e juntos seguem rumo à Escola Municipal Professor Lourenço Manoel Sparapan. Dudu então assume o papel de mediador da Roda, que reúne crianças da 5° série, ou seja, meninas e meninos eufóricos e agitadíssimos. Ele tem um orgulho imenso do trabalho que faz e do sentimento que consegue despertar em si e entre os participantes.

Essa não é a primeira vez que Eduardo tem contato com esse público. Sua primeira Roda foi na ONG Bloco do Beco e o público tinha uma faixa etária parecida com a do atual. Depois disso já teve uma experiência com outra 5° série e, hoje, é apaixonado por esse público.

O carinho que os participantes desenvolveram por Dudu é admirável. Quando cruza a porta da sala de aula, os pés cansados correm para encontrá-lo e poder lhe dar um abraço. São mãos pequeninas e pernas curtas que, muitas vezes, nem sequer alcançam seus braços. Mas todos fazem questão de mostrar a alegria por mais um encontro, onde aprender coisas novas, ler juntos e participar das atividades de apoio é divertir-se, compartilhar e aprender um pouco mais a cada dia.

Hoje, Eduardo pertence ao grupo de voluntários veteranos do Programa 1 Milhão de Rodas. Aprendeu muito durante esse caminho e está convicto de que sua vida mudou depois desse trabalho. Para ele, a distância e o tempo nunca são obstáculos para que ele pratique essa deliciosa atividade de colaboração.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452