institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


FD inova em parceria para pesquisa de campo

De uma conversa informal surgiu a Parceria. Douglas Mariano, da Fundação Dixtal, contou a Cleide Milari, coordenadora da Escola Estadual Octales Marcondes, sobre o Programa 1 Milhão de Rodas. Era um papo de amigos. Mas ela ficou tão encantada com o impacto da ação descrito por ele, que propôs imediatamente uma aliança.

Já nesse momento, Dodô percebeu que havia um diferencial naquele ambiente de ensino. A diretoria do local tem um comprometimento alto com a escola e com o ensino. “Isso, com certeza, foi decisivo no fechamento da sociedade entre as instituições, pois priorizamos esse valor”, disse.

No entanto, a Fundação Dixtal se sentiu desafiada quando a escola solicitou demandas de séries sobre as quais ainda não atendia. Estrategicamente, todo o plano de Roda é feito experimentalmente por um integrante da equipe, como teste, antes de ser liberado a outras turmas.

Porém, mais uma vez o interesse da escola foi o que mudou o caminho. Em reunião com a coordenação da Fundação Dixtal, Claudino, diretor do colégio, propôs uma parceria diferenciada, com caráter experimental. Eliane Alvares, coordenadora geral da Fundação, viu nesse elo a chance de uma pesquisa de campo mais aprofundada. Então, junto a coordenadora de parcerias, Andrea Rissardo, foi selada mais uma aliança de troca, aprendizagem e colaboração mútua.

“Essa é uma pesquisa de campo muito rica, pois cria um laço ainda mais forte de colaboração entre a Fundação e a Octales. Vamos construir juntos, um processo de trabalho bastante inovador”, avalia Andrea. A pesquisa de campo ficará sob responsabilidade de Douglas, que acompanhará todas as atividades desenvolvidas para traçar um perfil aprofundado desse novo público. Reuniões constantes acontecerão para discutir o andamento e a evolução metodológica.

As Rodas tiveram início há três semanas e são realizadas aos sábados, ao longo do dia. As séries que receberam o Programa são 5°, 6°, 8° do Ensino Fundamental e o 3° ano do Médio e o trabalho tem encerramento previsto para dezembro.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452