institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Diversidade, desafio e... Diversão!

O final de ano se aproxima e, com ele, o fechamento de mais um ciclo de Rodas na Fundação Dixtal. Mudanças importantes foram realizadas ao longo desse ano e, muitas, tiveram um impacto positivo para o Programa. “Ter um cultura aberta às mudanças é fundamental. Melhorar um pouco mais a cada dia é o motor que move a Fundação”, afirma Eliane Alvares, gestora da Organização.

Entre as principais mudanças, está a de tornar anual o processo de Rodas, o que cria um vínculo afetivo mais forte entre voluntário e participante. Outra alteração ocorreu na Formação de voluntários. Além de unificar duas etapas em um único dia – módulos dois e três acontecem juntos -, outras pessoas da equipe tiveram a oportunidade de serem facilitadoras no processo formativo. Atualmente a equipe de Formação conta com Eulália Calixto, Karine Sugimoto e Andrea Rissardo, com a participação de Jenyffer Nascimento.

Com essas alterações e uma força-tarefa por parte da equipe, chegamos a esse final de semestre com 91 Rodas girando simultaneamente. O número é quase o dobro do começo do ano, onde foi atingida a marca de 52. E, falando em número, eles já significam 78 voluntários. Os dados são divergentes por dois motivos: as Rodas feitas pela equipe da FD não são contabilizadas como voluntárias, e há mediadores que optaram por fazer mais de uma.

De agosto até agora, chegou à FD uma turminha impressionante e que vem fazendo toda a diferença. Por isso, o primeiro Dê é de diversidade, um grande diferencial na busca de bons resultados. E o mais extraordinário é que a cada grupo, um senso de comunidade incrível se forma, dá um corpo. Temos, por exemplo, o grupo mágico e o da memória.

As pessoas que compunham o primeiro traziam em comum a história que as trouxe até a Fundação. Embora por trajetos diferentes, todas descobriram a Instituição de repente, por uma “coincidência”. Alguns por um telefonema, outros por e-mail ou por um cartaz. Ninguém esperava, mas a mágica que é inexplicável, fez com que os trilhos fossem cruzados e eles chegassem aqui. Bom para todos!

Já o segundo grupo marcou presença pela forte memória que possuíam. Essa força ficou evidente durante a primeira dinâmica de apresentação, na qual todos conseguiram guardar o nome do outro. Durante o dia essa característica ficou ainda mais forte pela rapidez e profundidade com que eles associavam perfeitamente cada elemento apresentado.

Na sua pluralidade, os grupos que passaram pelas Formações traziam em comum uma alegria contagiosa. Um olhar generoso sobre o mundo, um coração aberto e muita vontade de aprender.

Não poderia deixar de ser citada a força-jovem que vem tomando conta do Programa. Pessoas entre 16 e 20 anos estão trazendo todo o vigor da idade, e se organizando para, juntos, trabalhar por uma sociedade mais colaborativa, mais humana. As duas Marianas e o Thiago vêm puxando a corda e prometem fazer crescer o movimento.

Com tanta energia, é impossível não se manter animadíssimo para 2010. E é com essa postura que a FD espera a vinda do próximo ano, na expectativa de um crescimento natural. “Os resultados são cada vez melhores e as Rodas possuem uma qualidade incrível”, conta Eliane. Aqui entra o segundo Dê, de desafio. “Desafiar constantemente os limites é um estímulo necessário, que promove o crescimento de todos os envolvidos e consequentemente do programa 1 Milhão de Rodas e da própria Fundação Dixtal. Isso abre novas perspectivas de atuação, ampliando o impacto da contribuição de cada voluntário, cada colaborador, participantes e parceiros”, avalia.

E, claro, para dar bons resultados, o processo precisa ser divertido. Sim, divertido. Esse é o terceiro Dê que resume o que foi esse ano de luta e realizações do Programa 1 Milhão de Rodas. Esse quesito foi sempre fundamental nas ações internas e externas da FD, pois por meio dele é que se consegue prazer em trabalhar. E com prazer, aumenta a dedicação, e tudo fica mais gostoso.

Com esses três Dês constrói-se o tripé que mobiliza e alavanca as Rodas de leitura para mais um ano de atividades. Por isso, a Fundação Dixtal convida você para contribuir no processo e permitir que ainda mais pessoas conheçam a delícia de viver bem e fazer juntos.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452