institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Sarau fecha Roda de EJA no Procópio

O novo traz curiosidade, mas também desperta medo e insegurança. Foi com um pouquinho de receio e desconfiança que tiveram início as duas Rodas de EJA da EMEF Procópio Ferreira. E foi maravilhoso, ver como a cada encontro os participantes foram se abrindo ao novo, encantando-se com a possibilidade de aprender com o rico mundo da literatura.

Esse encantamento foi a marca registrada dos encontros que as Rodas realizaram nesse semestre. O olhar hoje é outro. A professora da turma afirma que o desempenho dos alunos teve melhoras motivadas pelo Programa 1 Milhão de Rodas. Muitos alunos que pensavam em desistir do curso estão agora na terceira e quarta etapa, o equivalente às 6° e 8° série, do ensino fundamental II.

No dia 2 de dezembro, os grupos se juntaram e preparam um grande sarau para o fechamento dos trabalhos deste ano. Chegaram ansiosos, trazendo uma diversidade de bons sentimentos. O cuidado com o outro, o carinho e a amizade eram nítidos desde o cumprimento de mão à arrumação da mesa.

Para começar, fizeram a leitura do texto Como Brasília perdeu uma prostituta, de Gilberto Dimenstein. Em suas linhas, mensagens de motivação e de mudança. A superação da personagem causou grande reflexão em todos, por isso era visível o quanto as Rodas haviam modificado cada um, proporcionando uma nova relação com o saber e o aprendizado. O texto cita locais conhecidos por eles e trouxe ainda mais aproximação com a história.

Em um dos momentos que cada Roda trabalhou somente com seu grupo, em uma delas aconteceu a leitura de poesia coletiva, construída com frases de cada um dos participantes. Também foi momento de ouvir os depoimentos sobre o significado da Roda para cada participante. Juntos, deram destaque a um dos alunos que agora é conhecido como Renato, o poeta.

A outra Roda criou um jornalzinho com os diversos trabalhos desenvolvidos por eles. No papel, o desenho do “Homem que amava placas” e do “Menino e o Muro”, livros trabalhados em conjuntos durante o Programa. Todos os participantes receberam uma cópia do material impresso, que registra a evolução do grupo.

Para encerrar as atividades, os voluntários fizeram uma distribuição de livros – arrecadados por eles – e entregaram um exemplar a cada participante. Era a contribuição para uma relação mais próxima com as palavras. Distribuíram também mensagens natalinas, de incentivo e o desejo por um caminho cada vez mais feliz desfrutando de um roteiro que leva ao prazer em aprender e compartilhar conhecimento, histórias e a vida.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452