institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Hora de por em ação o seu plano de fazer um trabalho voluntário!

Estão abertas as inscrições para os interessados em assumir uma vaga de mediador voluntário das Rodas de leitura do Programa 1 Milhão de Rodas, da Fundação Dixtal. Em 2009 foram realizadas 121 Rodas, com mais de mil participantes, em diversas escolas públicas e ONGs, reunindo crianças, jovens e adultos dispostos a ampliar seus horizontes, conquistar o prazer em aprender cada vez mais e sempre de forma lúdica e prazerosa.

Para ser voluntário basta vontade, duas horas de dedicação por semana e o compromisso de fazer melhor a cada encontro. Os grupos reúnem entre dez e doze participantes, tendo por eixo de trabalho a leitura. A Fundação oferece todo o acervo de livros e materiais de apoio para realização das atividades.

Outro fator que tem atraído cada vez mais voluntários para o Programa é a formação específica que os prepara para o trabalho nas Rodas. São três encontros, em média de oito horas cada, nos quais são discutidos conceitos de aprendizagem, leitura e técnicas para tornar o processo prazeroso tanto para o voluntário quanto para os participantes.

“Esses encontros formativos tem sido cada vez melhores. Além de novos conhecimentos e reflexões, os cerca de 30 participantes por turma (as vagas são limitadas), tornam-se um grupo coeso, onde fazem amizades e encontram pessoas com o mesmo desejo de colocar a mão na massa e transformar idéias e sonhos em ação prática em benefício da coletividade”, avalia a coordenadora geral da Fundação, Eliane Alvares.

A diversidade torna esse processo mais rico e sempre saboroso. As pessoas vêm dos mais diversos lugares, por caminhos bastante diferentes. Mas os semblantes são sempre parecidos. O motivo que os reúne dentro do salão retangular, cheio de cores e livros, é comum. Juntos, buscam por um Brasil mais justo, mais solidário e colaborativo.

“A meta para 2010 é ampliar ainda mais o público beneficiado. Para isso, a chegada de mais voluntários ao Programa é fundamental, pois são eles que fazem cada uma das Rodas tenha vida própria e girar dentro do conceito em que todos ganham”, afirma Eliane.

Conheça mais sobre a Fundação Dixtal e o Programa 1 Milhão de Rodas participando das ações formativas. Após a experiência, você decide se continua ou não no processo de formação e assume sua primeira Roda.

Confira o calendário com as opções de datas no mês de janeiro. Estamos te esperando porque sabemos que você pode fazer toda a diferença na vida dos participantes e, de quebra, como diz nossa voluntária Elisa Nacao, “eu aprendo muito com minha Roda, o processo de troca é muito rico e por isso adoro o que faço”.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452