institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Os bastidores do Programa 1 Milhão de Rodas

Durante o mês de janeiro e até meados de fevereiro, toda a equipe da Fundação Dixtal se prepara para dar início as Rodas antigas e para alavancar outras mais. Nesse período, há todo um trabalho cuidadoso e atento para que tudo aconteça da melhor maneira possível e, também, para que o Programa 1 Milhão de Rodas se expanda e traga ainda mais pessoas para viver esse processo de despertar para o prazer do aprendizado, de a cada dia fazer algo melhor em um ciclo virtuoso.

Antes que os encontros voltem a acontecer é necessário que cada equipe cuide de seu campo de atuação e providencie melhoras no processo de trabalho. A área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, por exemplo, já atua desde a primeira semana de janeiro. De acordo com Karine Sugimoto, coordenadora da área, “Todo o nosso processo de ‘encantamento’ de voluntários está baseado na conquista da melhora pessoal e coletiva”.

Esse time é quem promove o primeiro contato entre os voluntários e a FD. E todo esse trabalho é estruturado para o desenvolvimento de uma melhoria pessoal e coletiva. “Por isso nosso cuidado em entender as diversas necessidades e motivações para o trabalho voluntário é o diferencial”, conta Karine.

Outra equipe que retoma as atividades bem antes que as Rodas voltem é a de Pesquisa e Novas Tecnologias. É nessa área que nascem os novos roteiros de Rodas, como o que tem sido desenvolvido nesse mês, visando a formação continuada do voluntário. Também é nessa área que surgem as propostas de novas metodologias. Em 2010 o Programa passa a atender 2°, 3°, 6°, 7° e 8° série do Ensino Fundamental, além de conteúdos específicos para ONGs, EJA e grupos especiais (bibliotecas, por exemplo).

Para garantir um conteúdo sempre atualizado na Formação de Voluntários, entram em campo todas as equipes da Fundação Dixtal, com a coordenação das áreas de Desenvolvimento Humano e de Pesquisa e Novas Tecnologias. Por meio de uma metodologia dinâmica e participativa, a formação ganha um toque de leveza e diversão enquanto, juntos, vamos decifrando conhecimentos e técnicas que habilitam os participantes para realizar uma excelente mediação nas suas Rodas.

Depois de iniciada as Rodas, os voluntários contam com todo apoio dos profissionais da Fundação. Porém o time de Relacionamento é hoje o ponto de contato diário com eles. Essa equipe é responsável pelo encaixe dos voluntários antigos, toda a logística de entrega e coleta de livros e materiais de apoio que ficam no parceiro, além de ser o canal de entrada para qualquer dúvida, problema ou sugestão de quem está em campo. A equipe de Relacionamento também está sempre ligada para desenvolver novas soluções para aperfeiçoar o monitoramento do desenrolar das Rodas.

Na área de Alianças Estratégicas, coordenada por Andrea Rissardo, o desafio é confirmar a continuidade na adesão dos parceiros antigos e trazer novas instituições que garantam a expansão permanente do Programa 1 Milhão de Rodas. Na fase atual, Andrea fica responsável pela coleta de informações junto aos parceiros para estruturar um calendário de demandas por Rodas. E, como esse trabalho depende do número de voluntários, é dever de todas as equipes participarem do processo.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452