institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Nova parceria leva Roda a Embu das Artes

No mês de janeiro, a Fundação Dixtal fechou parceria com a Secretaria de Cultura de Embu das Artes, município da Grande São Paulo, para implantar o Programa 1 Milhão de Rodas na cidade. Nessa primeira etapa passarão pela formação de mediadores das Rodas os próprios funcionários das unidades municipais beneficiadas para que possam conhecer o projeto em profundidade e apropriarem-se dos conceitos que lastreiam o trabalho. Em uma próxima etapa será realizada mobilização de voluntários em Embu, para ampliação do Projeto.

O Programa 1 Milhão de Rodas será implantado em quatro espaços distintos, sendo duas bibliotecas e dois centros culturais. A princípio, a atuação está restrita a esses lugares em caráter experimental para gradualmente ser aberta a outras instituições interessadas.

Na avaliação do secretário municipal de cultura, Paulo Oliveira, “essa parceria é um salto a caminho de inovadoras formas de promoção a utilização das nossas bibliotecas”. O Programa contará com acompanhamento do diretor de cultura Euller Alves e do coordenador de literatura Emerson Santana. “Essa 'coisa mágica' que é a leitura em grupo, não se encerra só por ser promotora do intelecto, mas pelo fato de reativar o que chamamos de encantamento”, acrescenta.

“A Fundação enxerga uma grande interação nessa aliança, pois se trata de uma expansão do Programa de maneira planejada, na qual ambas as partes são responsáveis pelo sucesso”, afirma Andrea Rissardo, coordenadora da área de Alianças Estratégicas.

A Fundação Dixtal será responsável pela formação dos mediadores, seleção e empréstimo de acervo e adequação da metodologia do Programa aos participantes. O público de biblioteca tem alguns diferenciais, como o fato de ser mais flutuante – não são sempre as mesmas pessoas que participam da Roda – e ter uma diversidade de idades muito maior, podendo abarcar num mesmo encontro, crianças, jovens e adultos.

Além da promoção das Rodas, a parceria com a Secretaria de Cultura também propiciará o envolvimento da Fundação Dixtal em programas culturais promovidos pela prefeitura. O objetivo é ampliar a divulgação do Programa para ampliar a captação de voluntários e a adesão de participantes nas Rodas.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452