institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


As Rodas já começam a girar

Entre o mês de fevereiro e março, três turmas voltaram a se encontrar pelo Programa 1 Milhão de Rodas

O sol forte não foi capaz de impedir que Elaine chegasse no horário para a primeira Roda de 2010. “São 30 minutos de caminhada”, contou ela, deixando uma gota de suor escorrer da testa. Mas havia um encantamento maior em estar ali e foi por isso que voltou.

Foi o mesmo encantamento que trouxe Evandro, Sergio, Luana e Jeferson. O encontro foi mediado por Izalane Monteiro, voluntária no Programa há mais de um ano, dentro do Espaço Esportivo e Cultural Bovespa, em Paraisópolis.

A Roda foi uma grande conversa, uma acolhida, uma troca de idéias. Evandro, de 12 anos, contou como foram suas férias em Pernambuco, berço de sua família. Ele acaba de iniciar a 6° série do Ensino Fundamental e gosta de ouvir rock.

Já Sergio é novo na Roda. Tem idade igual a de Evandro e está na mesma série. Chegou ainda tímido, falando poucas palavras. Mas foi ficando mais a vontade ao passar das horas. Contou que entrou para o Bovespa por causa dos amigos que fazem tênis na instituição. Inclusive começou a jogar com eles.

Dessa forma seguiu o encontro. Cada um colocando suas experiências, suas expectativas, seus gostos. O Evandro, que gosta de rock, disse também gostar de caveiras. A mesma figura, porém, causava medo em Jeferson, de 10 anos.

O diálogo fluiu tão bem que todos se esqueceram do horário que acabava a Roda. E a saída foi com aquele sabor de quero mais, nos olhinhos de cada um.

Outra turma que reiniciou os encontros foi a da voluntária Eliza Nacao, dentro do Lar Caibar para Idosos. São oito participantes, com em média 60 anos, sendo seis homens e duas mulheres. O grupo gosta muito de discutir atualidades, já que são acostumados a verem o noticiário na TV.

rodaNo primeiro encontro do grupo, eles resgataram na memória as temáticas trabalhadas durante o semestre passado. O tema indígena, por exemplo, foi algo forte na Roda, já que um dos participantes é neto de índios e outra é esposa de um nativo.

Um deles é poeta. Foi ele quem sugeriu o assunto daquele dia: drogas, violência, alcoolismo e juventude. “O remédio para isso é a opinião”, disse.

O que chama a atenção nesse grupo é a atenção especial ao ato de ouvir o outro. Um dos integrantes, por exemplo, teve AVC e fala com dificuldade. No entanto, todos escutam cada palavra que ele narra, sem pressa. Cada um tem seu espaço dentro do processo e, todos juntos, constituem a grande diversidade da Roda.

A previsão é de que, até o fim de março, 15 Rodas estejam girando novamente.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452