institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Dia Mundial do Livro

No último dia 23 de abril, sexta-feira, foi comemorado o Dia Mundial do Livro. Em uma ação conjunta com a Socicam – que administra os terminais rodoviários da Barra Funda e Tietê – a Fundação Dixtal levou livros, cores e histórias para os que passaram pelo terminal rodoviário do Tietê.

A ação teve início às 8h e aconteceu próximo ao palco cultural do local. Em cima de um tapete verde, uma diversidade de livros encontrava-se espalhada, com títulos para todas as idades. O objetivo era convidar aqueles que esperavam pela saída de seu ônibus para uma Roda de conversa, de troca e aprendizado.

O primeiro encontro aconteceu com o livro Todo Mundo tem Amigo, de Anna Claudia Ramos e Ana Raquel. Havia pessoas que estavam viajando para rever amigos ou para rever a mãe, que também é uma grande amiga. No final, juntos, produziram um cartaz com mensagens de amizade para deixar exposto no fundo do palco.

Na segunda Roda, foi trabalhado o texto Estatuto do Homem, de Thiago de Mello. “Fica decretado que agora vale a verdade/ agora vale a vida/ e de mãos dadas/ marcharemos todos pela vida verdadeira”. “Não sei se isso é possível”, disse um dos participantes, mas lembrou que seria bem melhor se as coisas caminhassem por esse caminho. Para finalizar a conversa, um mural de protestos foi feito sobre um fundo marrom de papel pardo.

Na parte da tarde, com maior circulação de pessoas pelo local, a Roda foi feita para gargalhar. Com o livro de Ilan Brenman, Até as Princesas Soltam Pum, a conversa foi sobre o que cada um faz no momento em que ninguém está vendo. Na história, aparecia o pum de cada uma das “mais encantadoras princesas do mundo”. Dentre elas, Cinderela e Branca de Neve.

Ao fim de cada Roda, eram distribuídos livros curtos para ler na viagem e deixar a imaginação correr mais solta.

tiete

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452