institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Um turbilhão de emoções


por Eulália Calixto


Retorno às Rodas de Leitura 2010: Pré-Roda


Um turbilhão de emoções

Quando a Pré-Roda foi agendada pela Equipe de Relacionamentos, F.D., diversos sentimentos tomaram conta do meu ser: alegria, ansiedade, medo, euforia, receio e, sobretudo, uma saudade enorme de rever aqueles rostos que fizeram parte da minha história no ano de 2009. Uma mistura de euforia e receio tomou conta de mim, já que desejava muito rever todos os participantes da Roda, mas temia que não me reconhecessem, não demonstrassem interesse em continuar com os encontros, ou algo parecido, mas lá no fundo algo me dizia que se os encontros foram tão marcantes “positivamente” para mim, possivelmente, foi para eles também.


O Reencontro

Quando cheguei à Escola Estadual Reverendo Jacques Orlando Caminha D’avilla, local em que a Roda de Leitura acontece, procurei pela pessoa referência (Ana, Coordenadora Pedagógica) para que me indicasse o local onde as crianças se encontravam. Um professor me direcionou ao pátio, pois era o local que, provavelmente, Ana estaria, já que era horário de saída dos alunos. Quando cheguei ao pátio avistei três meninas vindo correndo em minha direção, Jenyffer, Ana Claudia e Samira. Todas me abraçaram, beijaram e me puxaram em direção ao local que estavam as outras crianças, que ao me ver também correram em minha direção. Foi um momento muito emocionando e acolhedor, pois fazia 3 meses que não nos víamos.

A turma da 2ª série foi dividida em três Rodas de leitura, cada uma com um voluntário. Deixamos claro aos participantes que não era obrigatório permanecer na mesma turma do ano passado, assim alguns trocaram de turma e cada mediador se direcionou a um espaço diferente com sua turma.

A turma permaneceu praticamente a mesma, com exceção dos participantes Gustavo, Vinicius e Tiago que mudaram para Roda do voluntário Leandro. Confesso que já previa essas mudanças, já que a presença masculina para as crianças nessa etapa escolar ainda é muito escassa e, sobretudo, porque a minha turma já conhecia o Leandro, uma vez que ele participou das atividades da minha Roda no final do ano passado.

Conversamos muito, resgatamos momentos marcantes dos encontros do ano passado, comentamos o que fizemos nas férias, quais leituras realizamos nesse período, o que desejamos para os encontros da Roda de Leitura desse ano, entre outras coisas que possibilitaram que nos conhecêssemos cada vez mais.

No final da Roda, o Gustavo veio até o local em que eu estava para me dar um beijo e para falar que sentiu minha falta. Este gesto simples me mostrou que estou no caminho certo, as crianças estão percebendo que podem fazer escolhas e que isso só depende delas.

caminho


Depois: Laços fortalecidos

Uma frase que me marcou bastante foi da participante Jenyffer. Ela mencionou logo que nos encontramos: “Por que você não foi a minha festa de aniversário? Foi dia 08 de fevereiro, eu te falei!”

Na hora fiquei muito emocionada e disse “Eu não sabia como chegar na sua casa, a gente esqueceu de combinar, mas ano que vem com certeza irei”.

Com certeza nossos laços afetivos estão se fortalecendo, estamos cada vez mais dispostos a conviver e aprender com o outro, tendo como disparador desse processo o conhecimento, a leitura, seja da palavra ou do mundo.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452