institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Cada Roda um desafio... cada desafio uma nova lição...

Ouço tanta gente dizer: como a vida da gente é corrida? Não discordo, mas acho que mesmo assim, todos deveriam experimentar a satisfação de simplesmente ser.

É, isso mesmo... Simplesmente ser quem a gente realmente é...

Não há nada melhor do que fazermos algo que nos faz sentir bem.

Sempre tive interesse em participar de alguma atividade sem ser obrigada, por livre e espontânea vontade. No início do ano essa oportunidade surgiu. O mais engraçado é que eu não estava procurando por ela.

Estava em um momento de descobertas. Meu emprego atual tem horário flexível e como passo grande parte acessando sites na internet, procurava saber mais sobre as coisas que me chamavam atenção.

Foi quando eu li algo sobre o Programa Um Milhão de Rodas e resolvi clicar. Ao ler as atividades, me identifiquei bastante com a proposta. E aí, resolvi me inscrever.

Lembro bem da sensação quando fiz a Formação I. Antes de ir, fiquei em dúvida “acordar cedo, de sábado e ainda enfrentar um caminho que não conheço!?”. Dúvida que quase me fez desistir. Ainda bem que quase!

Conheci pessoas encantadoras e vivi emoções que me fizeram lembrar a minha infância. Desenhar um sorvete então foi o ápice (risos). Mal eu imaginava que essa sensação toda era só a pontinha do que estava por vir.

Costumo dizer que meus dias são feitos de rounds e durante o dia, exerço diversos papéis. Sou mãe, namorada, funcionária, estudante... Sou tudo aquilo que cada situação me exige ser.

No dia da pré roda eu era um poço de ansiedade. E fala sério, essa primeira etapa é só para aguçar a gente não é mesmo. Sai de lá desejando que no dia seguinte fosse sexta novamente.

E Quando estou na roda... Sou eu! Sou o que exatamente sou, exatamente aonde queria estar.

Preparo-me, faço um planejamento e quando chego simplesmente me deixo envolver.

Vejo em cada rostinho a descoberta do novo, a alegria do diferente, a vontade de querer saber mais. Vejo dentro de mim a felicidade em aprender, a vontade de receber e tudo aquilo que posso proporcionar.

Diante de mim crianças curiosas, espertas e cheias de carinho para dar. Diante deles, alguém feliz em poder participar.

Não imaginava que o resultado seria tão gratificante.

Quando me inscrevi no programa, me aventurei no desconhecido. Mesmo sem saber bem, algo me dizia para seguir em frente. Ótima escolha a minha. A alegria começa na fundação, e não termina. Ela continua semana após semana, em cada contato, em cada registro, em cada encontro, em cada roda.

Hoje estou indo para minha quarta roda e cada uma delas é uma explosão de sentimentos. É uma mistura de alegria, com responsabilidade, com vontade de querer mais.

Vejo aqueles rostinhos expressando a curiosidade do que está por vir e isso me motiva de uma forma inexplicável. Sem contar o carinho que eles transmitem...

Hoje tenho satisfação em dizer: tenho uma roda. Mas não tenho sozinha... ela é minha, dos outros voluntários, das crianças, da fundação... Ela é nossa! Pois se não fosse o empenho de cada um, o resultado, com certeza, não seria tão maravilhoso como é!

Sinto a cada semana como se escrevesse uma história repleta de possibilidades... Onde cada capítulo promete ser mais mágico que o anterior, cada um com sua real importância.

Antes, ansiedade... depois, satisfação. É assim que me sinto, todas as sextas-feiras. E me pergunto: será que dá para deixar essa história sem fim?

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452