institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Rodas com datas e atividades especiais

A construção de roteiros diferenciados parte dos voluntários e desencadeia numa série de atividades dentro da FD


Depois de algumas conversas informais com voluntários sobre a necessidade de trabalhar com determinadas temáticas em Rodas, a área de Desenvolvimento e Novas Tecnologias da Fundação Dixtal decidiu criar um material específico para atender a essa demanda. “Assim, a adesão a esse material, possivelmente, será grande, uma vez que partiu da necessidade prática das Rodas”, comenta a coordenadora do setor, Eulália Calixto.

Sendo assim, aproveitando a energia que a Copa do Mundo atrai, roteiros específicos para trabalhar o evento e as particularidades da África do Sul, entre outros assuntos, foram preparados especialmente para as Rodas que acontecem nesse período. São sugestões mais genéricas, passíveis de serem adaptadas conforme as especificidades do público a ser atendido. Ou seja, a proposta da Fundação não é propor receitas, mas estimular a criação do voluntário para uma mediação adequada ao seu grupo.

Livro de Jorge Amado, uma das propostas adotadas para trabalhar o Mundial de 2010


No entanto, Eulália alerta que “não são todas as datas comemorativas que merecem destaque na Roda, pois isso limitaria o olhar e o campo de atuação do mediador”. Ainda assim, é ele quem decide quais datas/temas serão de fato trabalhados nos encontros. Por exemplo, um grupo com crianças de 1º série não precisa, necessariamente, abordar as eleições nas Rodas ou explorar o Dia da Árvore, a não ser que o próprio conjunto opte por se aprofundar em tais temas.


Os roteiros especiais servem, também, para que assuntos mais complexos ganhem espaço de discussão e construção coletiva. Isso quer dizer que trabalhar uma Roda sobre o Dia do Índio não é apenas relembrar que estes foram os primeiros povos a habitar o Brasil, mas conversar sobre a importância e influência que exercem até hoje no país. A data, nesse caso, serve como gancho para essa discussão ampliada.


Outro ponto importante na construção desses roteiros é que, ainda que sejam mais pontuais – por estarem ligados a datas fixas –, eles trazem, assim como todos os outros, os valores e a missão da Fundação Dixtal intrínsecos. Eulália lembra que estas atividades são pensadas visando “o trabalho coletivo, o exercício do posicionamento individual e coletivo, a realização de escolhas e o prazer pela descoberta de novos conhecimentos”, o que os deixa contemplados pelo objetivo final das Rodas, que é estimular os relacionamentos colaborativos e a paixão contínua pela melhoria.


Para conhecer mais sobre os roteiros temáticos ou dar dicas de temas que possam ser trabalhados durante as Rodas, envia uma mensagem para comunicação@fundacaodixtal.org.br.

Eleições de 2010 também será tema dos roteiros especiais

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452