institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Ansiedade, banho de água gelada e superação de expectativas

Por Maria Izilda Ferreira


Iniciar uma Roda de leitura com uma nova turma, para mim, é sempre fascinante, pois muitos dias antes, fico numa ansiedade e alegria que parece que vou explodir.


Minha Roda de leitura acontece com a turma da 6ª C da Escola Estadual Procópio Ferreira, e é a primeira vez que participo do Programa neste colégio, por isto não via a hora de conhecer minha turminha.


Entrei nesta equipe substituindo o voluntário Douglas, o que me deu certa insegurança, pois iria pegar uma turma que já tinha tido experiência com o Programa e por causa disto teria que superar meu antecessor.


Na pré-roda, foi dada a sala inteira a oportunidade de trocarem de voluntário, e concorrendo com as voluntarias Jenyffer e Maura, não foi fácil, aliás foi um banho de água gelada, pois a maioria dos participantes queria ficar com uma das duas e não comigo.


Após separarmos as turmas, fiquei com a maioria dos meninos. Que responsabilidade hein? Pois deter a atenção destes garotos na idade que estão, onde só pensam em futebol, não será nada fácil.


Graças a Deus, foi simplesmente maravilhoso, superou minhas expectativas, pois conquistei os danadinhos conversando sobre vários assuntos, mas principalmente futebol, Libertadores, Copa Brasil, Brasileirão e Copa do Mundo.


No encontro seguinte, levei os livros: No dia em que me tornei corintiano, No dia em que me tornei são paulino e No dia em que me tornei palmeirense (pena que ainda não escreveram sobre o Santos!).


Foi interessante porque naturalmente nossa equipe se dividiu conforme o time que torcia e para minha sorte as duas únicas meninas da Roda torcem pelo mesmo time que eu, ou seja, ficaram comigo.


Eles ficaram super empolgados em descobrir títulos, jogadores, origens e quando seus times do coração foram criados. Enfim curiosidades que aconteceram muito anos antes de terem nascido. O mais gratificante foi perceber o quanto queriam saber mais sobre os times “concorrentes”.


Resumindo, com uma turma tão empolgada e aproveitando o ano de Copa do Mundo, pretendo usar muitos temas relacionados aos esportes em geral, no Brasil e no mundo.


Além dos benefícios, pretendo apresentar-lhes pessoas que superaram todos os tipos de dificuldades e que hoje são referência na modalidade que se dedicaram.


Claro que tudo isto de maneira bem descontraída, para que saibam que não precisam saber ou decorar porque vão fazer uma prova.


Nossas Rodas deverão acontecer de uma forma divertida para que sintam curiosidades, vontade de descobrir o outro e estimular para que vençam suas próprias limitações, antes que elas apareçam.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452