institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Cooper ação em Comum unidade

Em um sábado de sol tímido, 16 pessoas saíram de casa cedo para jogar. Ao contrário dos times convencionais, grande parte desse grupo era formado por mulheres e elas não levavam mochilas com assessórios e nem uniformes, tampouco chuteiras nos pés. Certamente porque as únicas exigências para integrar o time Fundação Dixtal eram disposição e sorriso no rosto e isto eles levaram para sobrar.

O reconhecimento do campo começou já na concentração. Responsável pela sincronia do grupo, Jenyffer Nascimento, coordenadora da área de Relacionamento da Fundação Dixtal, iniciou o aquecimento com a pergunta: o que é colaboração para vocês? Ao primeiro sinal de timidez, um alívio. “Não precisa ter medo de falar errado, a gente está aqui para trocar algumas ideias, só”. Foi o apito do juiz para a equipe soltar a voz. Enquanto falavam, a conclusão de quem assistia era uma só: “eles estavam escondendo o jogo.”

O primeiro tempo foi marcado pela identificação dos jogadores. Em um pedaço de cartolina todos escreveram como gostavam de serem chamados, uma qualidade e o que esperavam da atividade. Para promover o entrosamento, eles fizeram duplas para se apresentar e se conhecerem melhor e a cada sinal do técnico trocavam de parceiro. Antes do intervalo, eles aprenderam na prática a diferença entre competitividade e colaboração em diversas dinâmicas divertidas sobre o tema, como dança da cadeira e pega-pega do abraço.

O jogo terminou empatado e, diferente de outras práticas, nos jogos colaborativos não há melhor resultado, porque todo mundo ganha. “Foram momentos em que a gente aprendeu que colaborar é melhor que competir, dividir é melhor que retirar”, contou Maria Julieta Simões aos jornalistas. O ótimo desempenho do time foi comemorado na área livre da Fundação, com direito a almoço e sobremesa, tudo feito pela da Dona Josefa, colaboradora da organização, que costuma temperar a comida com carinho e muita dedicação.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452