institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Fundação Dixtal no Fórum PraLer


Nos dias 14 e 15 de agosto, a Biblioteca de São Paulo recebeu o Fórum Pra Ler (Prazeres da Leitura), organizado pelo governo do Estado de São Paulo. O evento contou com a participação de educadores das instituições parceiras do Programa Pra Ler e foi realizado em parceria com a Fundação Dixtal. Nesta edição, o foco estava nas instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. “O objetivo é formar educadores e, consequentemente, ter educadores preparados para atender esse tipo de público”, declarou Tatiana Fraga, diretora do PraLer e organizadora do evento.


O primeiro dia foi conduzido pela arte-educadora Mônica Cardim, que provocou olhares a respeito de criações artísticas. E, por fim, fez uma dinâmica envolvendo a poesia Cidade City Cité, de Augusto de Campos. Além de brincar com as palavras, os presentes as leram em sequência, montando assim uma sonoridade para a obra.


Já no segundo e último dia a Fundação Dixtal marcou presença logo pela manhã, por meio da fala de Eulália Calixto, coordenadora da área de Pesquisa e Novas Tecnologias, e Andrea Rissardo, que coordena a equipe de Alianças Estratégicas. O objetivo da apresentação era mostrar como a instituição trabalha a leitura em suas ações e, como explica Andrea, “O educador é um dos pilares do nosso trabalho, logo esse contato se faz necessário e desejável”.


E, por sua vez, os educadores receberam bem a iniciativa e mostraram-se interessados no conteúdo. Tanto que diversas perguntas surgiram focadas na área de atuação em que a Fundação está inserida hoje, no Jardim São Luís. “A intenção é que os educadores dêem continuidade ao trabalho dentro de suas próprias instituições”, explicou Tatiana.


Após o almoço, os participantes puderam optar por duas das oito estações de leitura – de acordo com temática e o público – para acompanhar. A Fundação Dixtal ficou responsável pela oficina de literatura e por falar a respeito do público adolescente, bastante freqüente nas Rodas que proporciona.


Na Roda, juntos, foi explorado o acervo literário da instituição, as especificidades do público e o que o mediador precisa ter para trabalhar com essa faixa etária. A construção, como sempre, foi coletiva, com cada um trazendo um pouco da sua experiência de trabalho para trocar com os presentes. “A troca nos enriquece muito. Enriquece o nosso programa, nossas práticas e olhares”, afirma Andrea, mostrando que a parceria foi bem sucedida.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452