institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Sopa de Letrinhas


Uma aula fora da sala. Foi assim que começou a noite de quarta-feira, 25 de agosto, para os alunos de Letras da Universidade de Santo Amaro (Unisa). Reunidos no mini-auditório, ouviam falar de Rodas de leitura, colaboração, e da importância do trabalho voluntário. Quem conduzia o bate-papo era Karine Sugimoto, coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fundação Dixtal.


Após uma breve apresentação da parceria, os mais de 60 universitários puderam vivenciar uma Roda, no formato que a FD propõe. Divididos em quatro grupos, de aproximadamente 15 pessoas, eles conheceram o livro Sete Histórias para contar e A menina que só pensava em daqui a pouco e O Piolho Godofredo. Outra turma foi guiada pela poesia E agora José, de Carlos Drummond de Andrade, e outra ainda com A árvore generosa.


As dinâmicas, a conversa e as gargalhadas se faziam presentes em todas as Rodas. Tanto que era possível ouvir os sons produzidos pelos outros grupos. “A parceria para o voluntariado universitário funciona como uma troca: é bom para a Fundação Dixtal que recebe pessoas engajadas e que podem aplicar conhecimento específico no trabalho e é bom para os estudantes, que podem vivenciar na prática um pouco da teoria que aprendem”, explicou Juliana Barros, integrante da área de Desenvolvimento Humano.


E os resultados já começam a aparecer. Alguns alunos já procuraram a Fundação Dixtal para participar das formações que preparam para atuação nas Rodas. “Isso mostra que a recepção foi boa e que podemos explorar bastante esse segmento do voluntariado”, conclui Juliana. Como estratégia, a instituição está dando preferência a cursos que já tenham algum envolvimento com a filosofia do Programa 1 Milhão de Rodas, como é o caso de Psicologia e Comunicação Social.


No final, poesias, frases, pensamentos ganharam o papel. Nos tapetes coloridos, as folhas repousavam e ofereciam-se para a leitura dos passantes. A multiplicação das Rodas acabava de começar.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452