institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Intensivo Junior na Rua


“Esperamos que os nossos alunos superem suas dificuldades, de maneira lúdica, interativa e agradável”. Sônia Regina da Silva, autora da frase, é diretora da Escola Estadual Manoel Lourenço Sparapan, situada na zona sul de São Paulo. A instituição é parceira da Fundação Dixtal no piloto de um projeto que tem por objetivo contribuir com a formação dos alunos na passagem da quarta para a quinta série (ou do quinto para o sexto ano). O Projeto Intensivo Jr. se propõe a trabalhar com os três pilares envolvidos diretamente na educação da criança: o próprio aluno, seus responsáveis (família) e professores. Dessa forma, acredita-se que os resultados sejam mais efetivos e duradouros, uma vez que a família envolvida assegura a continuidade das tarefas.


E não são apenas resultados escolares, como a melhora do boletim e o melhor aproveitamento das aulas, que se espera. “O Projeto deve auxiliar os alunos em sua vida cotidiana, tornando-os mais confiantes em si e os motivando a buscar os melhores resultados”, diz Andrea (sobrenome), coordenadora do colégio. Em campo estão as professoras Lívia e Vera, responsáveis pelas aulas do Intensivo Jr., no contra-turno dos estudantes. São elas que ajudam a organizar o calendário do projeto, para que as ações ocorram da melhor forma, dentro de seus prazos.


Os primeiros encontros com as partes interessadas superaram as expectativas iniciais. Foram três sessões com os pais dos alunos tendo por eixo a projeção do filme Mãos Talentosas, seguido de mediação conduzida pelo presidente da FD, Albert Holzhacker e as colaboradoras da FD Eulália Calixto e Andrea Rissardo. Os pais, emocionados e tocados pela história real do médico neurologista Benjamin Carson, reconheceram na mãe do protagonista o grande apoio para que o menino se superasse, buscasse melhorar um pouco a cada dia e, hoje, tornasse-se um grande vencedor. Aceitaram o desafio. Saíram ansiosos para pôr a mão na massa, para colaborar positivamente com o desenvolvimento dos filhos, ajudá-los na melhoria contínua.


Na escola, um novo espaço foi desenvolvido para abrigar as aulas do Intensivo Jr. Com tintura roxa e uma parede inteira de verde para substituir a lousa tradicional, a antiga sala está de cara nova, ganhou novos elementos, como um corpo humano e um globo terrestre, dentre outros. As mudanças promovidas, além de motivar os participantes, é parte da estratégia em valorizar a oportunidade de estudar mais  e reduzir os déficits de aprendizagem para aqueles alunos com maior dificuldade.


Uma campanha promocional, criada pelo publicitário Silvio Borges, já tem material espalhado pela escola. Cartazes convidam a participação e lembram que aprender é uma delícia.  “O objetivo é desmistificar a crença de que o reforço escolar é para os “burros”. É apagar o próprio estereótipo de burro e inteligente, conscientizá-los de que todos são capazes da mesma maneira. Basta se esforçar, estudar mais”, conta a coordenadora geral da FD, Eliane Alvares.


A participação e entusiasmo da equipe do  Sparapan, parceiro de longa data da FD,  tem sido fundamental para o desenvolvimento do Intensivo Jr. “A receptividade da diretora Sônia e sua equipe trouxe ainda mais vontade de fazermos um  projeto que possa ser replicado em maior escala. O envolvimento da Escola é total, o que é fundamental e dá a base correta para uma parceria em que o fazer juntos é realidade”, avalia Eliane.


O fim do ano se aproxima. O momento, portanto, é de unir forças e saberes na mesma direção para atingir, já e ainda neste ano, resultados com os primeiros participantes do projeto. Só assim será possível, de maneira inteligente, difundir a estratégia para tantos outros colégios quanto sejam necessários.


Infos:
Nome da Instituição: EMEF Professor Lourenço Manoel Sparapan

Endereço: Rua Holda Botto Malanconi, 431

Bairro: Jd. Capelinha CEP: 05822-010 Cidade: São Paulo

Telefone: 5512-0884 / 5513-9183

E-mail: emefsparapan@ig.com.br

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452