institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Rodas em casa

Eram quatro pares de pernas subindo as escadas para o encontro na Fundação Dixtal. A terça-feira estava ensolarada, o que permitiu que a reunião acontecesse no quintal do local, sobre um tapete roxo. Alberto, Carol, Mariana, Nicole e Dayse. Como mediadora Juliana Barros, da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Começava a nascer a primeira Roda sediada no espaço físico da FD, já que, normalmente, as atividades acontecem nas escolas e ONGs parceiras.


Os integrantes são alunos do EE Caran Apparecido Gonçalves, parceiro no Programa 1 Milhão de Rodas. O convite foi feito durante a inauguração da biblioteca da escola, com intervenção de mediação de leitura com os representantes de sala. Daí surgiu a sugestão de uma Roda com os interessados, fora do horário de classe e sem se prender a uma série específica. Alguns procuraram Mariana Melo, estagiária na FD e estudante do colégio, para agendarem o dia e horário do encontro.


E no dia 31 de agosto aconteceu a primeira Roda, às 14h30. Para a mediação foi utilizada a poesia E Agora José?, de Carlos Drummond de Andrade. No chão, quatro pedaços de papéis perguntavam “E agora eu sou, eu quero, eu posso e eu estou”. Os presentes respondiam em ordem aleatória as sensações e expectativas para o dia. E no clima começou a leitura da poesia, por estrofes e com as aberturas nas situações. A discussão seguiu os rumos da política, assunto presente no cotidiano devido às eleições.


O assunto se desdobrou também para o próximo encontro, que teve como
ferramenta de mediação o texto Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello. A reflexão ficou nas normas que gostariam que regesse a humanidade e que unificassem, ao invés de separar. No final do encontro ficou decidido que na próxima semana todos trariam normas que regessem a Roda. Era o momento de montar o próprio estatuto do grupo.


“Decreto que a Roda de leitura seja duas vezes por semana. Assim todos do nosso grupo ficarão felizes duas vezes na mesma semana”, começou Nicole, no seu artigo primeiro, de quatro que listou. “Fica decretado que nenhuma linha, real ou imaginária, será capaz de categorizar a humanidade”, escreveu Dayse Oliveira. O grupo passa a ganhar uma identidade. O gosto por discutir política e a constante troca com relação a leitura enriquecem a conversa e, por consequência, os encontros.


Quem tiver interesse em conhecer o formato que a Fundação Dixtal trabalha com a leitura pode visitar a Roda. Os encontros acontecem todas as terças-feiras, das 14h30 às 15h30.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452