institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


A leitura sempre em pauta


“Aqui, a leitura e a escrita sempre terão espaço de destaque”. A fala é de Eda Luiz, diretora do Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos (Cieja), do Campo Limpo. Sua escola tem conquistado destaque pelo trabalho desenvolvido com um público que, ainda, tem visibilidade menor no quadro de educação.


Neste final de semestre, o Cieja retoma a parceria com a Fundação Dixtal e volta a abrir espaço para que as Rodas aconteçam com seus alunos. Os mediadores são os próprios educadores, formados pela FD no mesmo processo que os voluntários do Programa 1 Milhão de Rodas. Assim sendo, todas as turmas receberão, semanalmente, a sequência de histórias previstas para os encontros.


Nessa escola, as matérias são todas amarradas entre si, baseadas em uma temática central. E a leitura funciona como base para todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. “Não faz sentido pedirmos para um aluno ler um texto extenso e complexo sobre a ditadura militar, se ainda não conseguimos despertar seu interesse pelo literário”, explica a diretora.


E conta, ainda, que há cinco anos implementaram na escola a cultura de ler. Funciona assim: cada aula é aberta com uma leitura e uma reflexão, que pode ser baseada em uma frase, poema ou em um texto. “Hoje os próprios alunos já trazem sugestões para esse momento”.


Como trabalham em duplas, os educadores que não puderam passar pelo primeiro curso da FD em parceria com o Cieja atuam em conjunto com os formados. Essa dupla possibilita tanto um acompanhamento mais próximo com os estudantes, como a troca de percepções e um planejamento elaborado de maneira colaborativa.


Os acervos, roteiros e material de apoio ao trabalho já foram entregues à instituição. As Rodas começam ainda durante esta semana.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452