institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Qual a sua responsabilidade social?


No dia 07 de outubro, quinta-feira, a Fundação Dixtal foi responsável pela palestra Responsabilidade Social no Terceiro Setor, no auditório do Centro Universitário Ítalo Brasileiro (Uniítalo). Estavam presentes alunos de administração, serviço social e pedagogia com o objetivo de conhecer, por meio da fala do presidente da FD Albert Holzhacker, o formato que a instituição exerce sua responsabilidade social. Foram duas apresentações, uma para os alunos da manhã e outra para os do noturno, às 23h15.


Às 06h15 teve início o discurso de abertura com um funcionário do Centro Universitário, que estimulou os presentes a darem “bom dia” e abraçarem aos que estavam ao lado. Em seguida, Holzhacker aproveitou o clima e propôs uma atividade: “Em duplas, responda qual a sua responsabilidade social como indivíduo”. A movimentação durou pouco mais de cinco minutos. Depois, com microfone em mãos, o presidente andou pela platéia para receber as conclusões que tinham chegado.


“Minha responsabilidade é com meus filhos”, disse um dos presentes. No outro canto da platéia, outro aluno contou que “minha responsabilidade é com o meio ambiente, em deixar um mundo melhor”. As respostas deram o gancho inicial para abrir a palestra da Fundação Dixtal.


Albert apresentou a metáfora do elefante e do condutor, apresentadas no livro Uma Vida que Vale a Pena, de Jonathan Haidt. Segundo o autor, o lado emocional do cérebro tem a dimensão de um elefante e a razão seria a figura de seu condutor. Sendo assim, cabe a cada um conduzir melhor o seu elefante, orientar suas emoções e dosar a influência que elas exercem nas decisões cotidianas.


E, durante sua apresentação, foi mostrando trechos do filme Mãos Talentosas, utilizado pela instituição no Projeto Intensivo Jr., voltado a crianças em transição da 4º para 5º série. Os alunos ficaram encantados com a obra, tanto que Albert deixou uma cópia do DVD para que eles pudessem fazer empréstimo e eles ainda se organizaram para comprar mais um exemplar.


Por fim, os presentes ainda foram convidados a conhecer as Rodas promovidas pela instituição e se tornarem voluntários no Programa 1 Milhão de Rodas. Para isso, é necessário passar pelo processo preparatório oferecido pela organização, que volta a acontecer em fevereiro de 2011.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452