institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Projeto Intensivo Jr. retoma atividades

Após a experiência piloto no ano de 2010, iniciativa é ampliada para maior número de alunos


Entrando no seu segundo ano de atividades, o Projeto Intensivo Jr, da Fundação Dixtal, retoma suas atividades com as turmas de 4º série da Escola Municipal Manoel Lorenço Sparapan. “Nosso principal objetivo é ressignificar a forma com que eles se relacionam com o conhecimento”, explicou Andrea Rissardo, coordenadora de Alianças Estratégicas e coordenadora do Projeto.


O primeiro passo prático foi a mediação do filme “Mãos Talentosas” com os públicos envolvidos no Projeto – FD, alunos, professores e pais. O longa-metragem, também utilizado em 2010, mostra a trajetória de Benjamin Carson, que consegue sair do lugar de pior aluno da turma para o de melhor neurocirurgião do mundo. O intuito dessa etapa é sensibilizar todos para o desafio do Intensivo Jr.


Um dos alunos participantes é Hudson Silva do Nascimento, de 11 anos. Matriculado na 4º E, ele conta que o quanto gosta de ver o filme: “Eu me sinto motivado porque vai fazer minha vida melhor, eu tenho que praticar o filme”. Brenda Nascimento, nove anos, da 4º C, disse que a obra a motiva “a estudar mais matemática”, matéria que ela apresenta mais dificuldades. Disse, ainda, que “já estou me esforçando e tentando melhorar”.


Andrea Rissardo, acompanhou esta etapa de sensibilização com os alunos e a considera “fundamental”. “É fundamental para dar o significado do por que e para que eles irão fazer isso e onde eles podem chegar”, comenta. Com o grupo dos alunos repetentes, que já havia participado no ano passado, Andrea observou uma “grande sacada”. Ao ser questionado de um esforço que eles já realizavam, o grupo trouxe a reflexão da diferença entre esforço e obrigação. “Percebi que as respostas foram maduras e eles conseguiram, inclusive, trazer exemplos práticos”.


Dentro da escola, Sônia atenta para o espaço maior que o Projeto Intensivo Jr. conquistou para 2011: “o ano passado foi piloto, mas agora já está inserido no projeto pedagógico da escola, aprovado pela secretaria municipal de educação. O que começou como iniciativa isolada, agora é oficial”. Os próximos passos são o início das aulas e acompanhamento próximo de alunos e pais.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452