institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Mediação com educadores traz novas práticas

Bate-papo com professores resulta em reflexão sobre como melhorar a rotina escolar


“Um exercício para o olhar. De olhar para si e para o outro.” Foi dessa maneira que Andrea Rissardo, coordenadora de Alianças Estratégicas, definiu o encontro com os professores da Escola Municipal M’Boi Mirim II, ocorrido na primeira reunião pedagógica do ano da instituição. Participaram, aproximadamente, 40 educadores.


O encontro inclui a mediação do filme “Mãos Talentosas”, que narra a história do médico Benjamin Carson e sua superação gradativa até chegar a ser o melhor neurocirurgião do mundo. O longa-metragem traz diversas cenas que retratam o ambiente escolar e diferentes posturas de profissionais da educação.


“Entendemos que a temática do filme (superação de conflitos internos e externos, pessoais e interpessoais; protagonismo diante das adversidades; preconceito racial; valores éticos, etc.) perpassam a vida dos alunos atendidos nas escolas públicas. O filme, ainda, apresenta-se como subsídio para a prática reflexivo-ativa do professor, quando do contato com os alunos em suas unidades educacionais”, explicou o coordenador pedagógico da instituição, Julio Cesar Cocatto.


Após a exibição, Eliane Álvares, coordenadora geral da Fundação Dixtal, e Andrea Rissardo conversaram sobre algumas questões com o grupo. Uma delas foi acerca de práticas possíveis para contribuir para a melhoria do diálogo entre escola e pais, em prol dos alunos.


Se você ainda não viu o filme, fica nossa dica. Junte a família e os amigos e confira “Mãos Talentosas”. Para encerrar, promova um bom bate papo com o grupo sobre a percepção de cada um sobre a história de Benjamim Carson.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452