institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Um gol pela Leitura

O Projeto Becos e Vielas une a paixão pelo futebol com a prática de mediação oferecida pela Fundação Dixtal


Ainda de uniforme, os meninos ouviam atentamente Nega de três (pelada), de Márcio Baptista. O poema lido trata sobre um dos assuntos mais comuns da Roda: futebol. É natural que isso aconteça, afinal a “pelada” é companheira dos meninos todos os sábados. “Eu continuo no Programa porque encontrei duas coisas importantes: futebol e leitura”, disse Giovanni Paiva, 14 anos, participante da Roda. O encontro é fruto da parceria da Fundação Dixtal com o Projeto Viela, Letras e Livros, que oferece às crianças e jovens da comunidade diversas opções de atividades ligadas à cultura, esporte e lazer, no Jardim Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo.

Participante se apoia na parede enquanto escreve rima

O tema era poesia, que “não é coisa só de menina”, como explicaram os próprios participantes. No decorrer da Roda, outros assuntos aparecem, como por exemplo, as diferenças regionais entre o poema acima e Motivo, de Cecília Meirelles, Poeta da Roça, de Patativa do Assaré e um trecho de Jesus Chorou, música dos Racionais MCs.


A comparação entre os textos foi a estratégia utilizada por Pedro Pieroni, mediador da Roda, que aponta como o maior desafio com o grupo, “conquistá-los através de linguagens diferentes”. O grupo demonstra ter um ótimo relacionamento com o mediador e alguns participantes já apontam mudanças em seu cotidiano, que foram geradas pelos encontros. “A Roda ajudou nos meus estudos, e me fez perceber no que eu estava errando”, disse Pedro Bernardo, 11 anos.


“O assunto mais comum é violência, pois foi o tema das primeiras Rodas. Também falam muito sobre tráfico, diversão e futebol, é claro. Como eles não saem muito do bairro, não têm referências, faltam oportunidades aqui, por exemplo, parques, cinemas, teatros... Mas o (Projeto) Viela (Letras e Livros) está sendo algo novo para eles, recentemente fizeram uma visita ao Beco do Aprendiz”, aponta Pedro.

Confira trechos das rimas:

"Nós fomos tirar uma pelada

com Luis inácio Pereira

Mas eu não pude jogar

por que esqueci a chuteira" 

Richard, 13 anos

 

"Moro na favela

linda de si viver

ela é tão imensa

que não

da nem

para se descrever"

Giovanni, 15 anos


Raio-X:

Turma: ONG - Misto

Instituição: Projeto Viela, Letras e Livros

Horário: Sábados, das 13h30 às 14h30

Mediador: Pedro Pieroni

Participantes: 26

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452