institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Relacionamento em círculo

Roda com crianças de primeira série acontece com leitura em Zig Zag


Com os corpos agitados após a aula de Educação Física, os alunos do segundo ano (primeira série) do EE Reverendo Jacques Orlando Caminha D’Avila sobem as escadas apressados. De longe é possível ouvir o barulho dos pés correndo e o eco das risadas entre eles. As quartas, no entanto, o horário de saída é estendido em mais uma hora além do habitual: é dia de Roda.


A sala é composta por aproximadamente 35 pessoas, divididas em três grupos. Um deles é mediado por Tânia Ferreira e Maria Aparecida, voluntárias da Fundação Dixtal no Programa 1 Milhão de Rodas. Enquanto aguardam a organização dos outros dois espaços de Roda, as voluntárias começam a arrastar cadeiras e montar o ambiente marcado pelo tapete verde. É ali que acontece o encontro. Ao mesmo tempo em que organizam a sala, conversam com alguns participantes, o que mostra que a relação entre mediadores e participantes já conta com um forte vínculo.


Com todos sentados ao redor do tapete, Tânia faz o resgate do último encontro, no qual foi trabalhado o livro Zig Zag, de Eva Furnari. A dinâmica do dia, então, consistia em cada um dizer uma característica sua. A primeira foi Ana Beatriz, auto-definida como “gordinha”. Seguiu com Vitória, “pequena e magra” e assim por diante até Camila, que “gosta de brincar de boneca e casinha”. Enquanto isso, eles podiam manusear e ler trechos do livro referido.


Depois escreveram a característica dita num pedaço pequeno de papel branco. Nesse momento é que Maria, que trabalha em dupla com Tânia, entrou na Roda para explicar melhor a dinâmica. “O papel menor é para escrever e no maior vocês farão o auto-retrato de vocês”, disse. As voluntárias acompanham a execução da tarefa, olhando um a um os desenhos e letras no papel e administram a disputa por canetinhas posta pelas meninas.


Para finalizar o material, um palito de sorvete no verso do desenho. A cola usada para fixar o material suja os dedos de alguns e é motivo de diversão. Emilly brinca de misturar muitas cores no seu papel. Mostra, com orgulho, o vestido que pintou de roxo, a borboleta cor de rosa e o céu vermelho com um coração amarelo.


Antes de finalizar o encontro, as mediadoras tentam organizá-los em círculo sobre o tapete. Não é uma tarefa muito fácil, já que a energia ainda explode nos corpos. Juntas, elas recolhem os desenhos que acabaram de terminar e os informam de que “levaremos vocês para casa, mas vamos trazer em todas as Rodas”. Selam, por fim, um acordo para que o livro passe por todos durante a semana, até a próxima Roda. A primeira é Bruna. A obra vai dentro de uma sacolinha azul, pintada com o nome de cada um, afinal, a Roda verde é de todos eles.


Raio-X:

Turma: 1° série (2º ano) B

Instituição: EE Jacques Orlando Caminha D’Avila

Horário: Quartas, das 17h30 às 18h30

Mediador: Tânia e Maria

Participantes: 11

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452