institucional
programa 1 milão de rodas
voluntários
notícias
agenda de eventos
parceiros
links de interesse
contato


A Fundação BRASILCAMPEÃO seleciona e prepara pessoas apaixonadas e
conscientes para atuar como mediadores de leitura.
Saiba mais >>


Novidades na Formação 2012 de Líderes Voluntários

No final de cada semestre a área de Pesquisas e Novas Tecnologias realiza a revisão da estrutura da Formação Inicial do Líder Voluntário. Essa revisão é baseada, prioritariamente, na observação da prática dos mediadores em Roda, feita por meio da leitura da ficha de registro e do relato dos mesmos em reuniões de acompanhamento.

Em 2012 houve uma nova adequação na estrutura da Formação Inicial que prepara o Líder Voluntário para atuar em Roda.

O conceito de leitura ampliada é experimenta pelos participantes, nessa nova etapa, assim é possível conhecer diversas maneiras de realizar uma leitura, considerando o pensamento de que antes de realizarmos a leitura das palavras escritas, já realizamos a leitura das palavras faladas, e daquelas que não são, como gestos, olhares, situações, sons, símbolos, etc., proposta pedagógica defendida pelo educador Paulo Freire.

Além de aproximar cada fez mais o referencial teórico, que sustenta o Programa, da prática em Roda, objetivou-se também garantir um espaço maior para que os líderes voluntários realizassem uma mediação com os colegas de Formação e que, sobretudo, recebessem devolutivas que os auxiliem na sua atuação em campo.

“Assim, acreditamos que o futuro Líder Voluntário se sentirá cada vez mais preparado para atuar em Roda” avalia Eulália Calixto, responsável pela área de Pesquisa e Novas Tecnologias da Fundação BRASILCAMPEO.

Vale ressaltar, que quando se diz ‘cada vez mais preparados’, como defende o educador Edson Gabriel Garcia, o mediador nunca está definitivamente pronto, será sempre um vir a ser, aquele que está em constante processo de construção.

“Ser líder voluntário no Programa 1 Milhão de Rodas não é um trabalho voluntário é uma experiência diferenciada, você não só contribui para o crescimento dos participantes, como aprende e aprimora os próprios conhecimentos e ampliar, de forma gradual, sua zona de conforto. O tempo todo você é convidado a ampliar e desenvolver as próprias habilidades”, analisa a coordenadora geral da FBC Eliane Alvares.

A formação específica é essencial nesse processo pois norteia a prática para a liderança na Roda. A metodologia é pensada de forma ampla, capacitando o líder voluntário a desenvolver o seu melhor e compartilhar essas conquistas com os participantes da sua Roda. O líder voluntário brilha cada vez mais e com isso ilumina aqueles que estão ao seu redor.

Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 624/628 | Jd. S. Luis - São Paulo - SP | CEP 05843-000 | Fone: 11 5852-5452